Ok tens um produto novo para lançar e queres que as pessoas falem do produto nas redes sociais, de “boca em boca”, o máximo de atenção possível, claro que queres usar a “internet” para promover, mas se possível deves também ter uma estratégia para promover fora da internet, de qualquer maneira uma das formas mais comuns de promover na internet é criar uma pagina para o produto, visto que é preciso um lugar para canalizar as pessoas e centralizar toda a promoção do produto.

Como é que pessoas normalmente promovem produtos na Internet

Na maioria das vezes promover um produto envolve criar uma nova pagina (num site existente) ou criar um novo site, em ambos os casos o objetivo é capturar atenção, gerar interesse, providenciar informação para eventualmente gerar vendas.

Se é criada uma nova pagina, normalmente é uma pagina simples de vendas num domínio/site que já existe. Se cria-se um novo site, existe mais oportunidade de estender as funcionalidades e informação á volta do produto, como criar uma comunidade.

Claro que para cada produto existem diferentes estratégias, de qualquer maneira vamos assumir os dois princípios para promover um produto, neste caso num livro:

  • Método 1 – Criar uma página sobre o livro no site do autor ou no blog do autor. Normalmente é apenas mais uma página do site (nada a diferenciar a pagina), normalmente com links para o site do Editor ou a Amazon (onde comprar), com algumas recomendações ou pequenos extratos do livro, talvez umas criticas favoráveis.
  • Método 2 – Com um novo domínio e site, similares ao nome/conteúdo do livro com o propósito de promover o livro. Pode incluir ou não um blog, forum ou outras maneiras de colaborar com os leitores, mais as restantes informações promocionais.

Quase todos os autores/editores escolhem um dos dois métodos, os realmente inteligentes fazem uma combinação de ambos, criam um novo site, mas também criam paginas novas que ligam as duas coisas.

Foco no Produto

O site/pagina deve ter uma combinação da informação básica sobre o livro, mas também ter novos artigos, novo conteúdo que informa e trás um beneficio para o visitante/leitor. A ideia de vender o livro deve ter a percepção para o visitante de quase secundária.

A ideia é que a forma de criar valor para o livro é com um site que cria interação e põe em foco o que se ganha por comprar o livro (que é divertido, que é informativo) em vez do próprio livro, em vez do habitual site aborrecido tipo publicidade que só expõe o conteúdo do livro como se fosse um cartaz de cinema.

Será que é isso que queremos apresentar a um visitante e potencial cliente? Especialmente na internet onde as pessoas se distraem com mais facilidade, imagina que és um visitante e chegas ao site? O que é que queres ver? Um monte de imagens bonitas e bios e recomendações sem grande sentido?

Não é isso que cria valor que faz as pessoas quererem falar ou comprar o livro, então o que fazer? Fazer um site melhor!

Criar uma Experiência para o Visitante

Da mesma maneira que um blog é mais interessante que outro blog porque cria artigos interessantes e inteligentes, o mesmo se passa com criar um site para vender um livro, claro que se pode dar excertos ou capítulos inteiros, mas o maior beneficio é explicar partes do livro, dar ou acrescentar informação que ficou fora do livro, tudo que seja benéfico e interessante para um visitante.

A ideia é simples, tornar o site inteiro numa extensão do livro, e o livro uma extensão do site, complementar um com o outro cria não só valor para o visitante mas torna quase indispensável que ele também tenha o livro e mais importante dá-lhe mais vontade de partilhar com os seus amigos coisas interessantes do site e do livro, isso é muito mais difícil se todo o conteúdo interessante está no livro.

Deves seguir algo parecido com o modelo AIDA (Atenção>Interesse>Desejo>Acção), onde primeiro quer-se atrair a Atenção com uma página boa, depois queremos cativar o Interesse com informação interessante e útil e relevante, isso cria o Desejo de saber mais de ficar interessado no livro, cativar a curiosidade, o que for fim acaba na Acção de partilhar com outras pessoas o livro ou o site e possivelmente comprar o livro.

Como é que eu faria?

Existe uma serie de coisas que acho essenciais para uma pagina que promove um produto, e especialmente para um livro, é importante que a pagina inicial seja clara e explicita sobre o livro e sobre o site!

Depois é importante partilhar partes do conteúdo do livro, mas sempre no contexto do site, talvez usando um blog no site, se o livro inclui ideias um pouco complexas talvez utilizar infograficos (imagens ou gráficos de forma a detalhar informação complexa de uma forma mais simples), como também ter sempre disponível a informação básica de onde ir para comprar o livro no site, nem que seja no rodapé.

Não é preciso empilhar tudo numa só pagina, isso tende a ser demasiado pesado e maçudo para um visitante, normalmente eu esperaria que se o livro tem 20 paginas, o site deve ter umas quantas paginas, mas se o livro fôr grande, é mais natural ter um site com mais paginas.

O site tem de ser um pouco como um livro, ter botões ou links para comprar o livro, mas também com links e botões para “seguinte” “próximo” no fim de cada pagina, de forma a manter o visitante no caminho certo.

Cria formulários para uma “newsletter”, assim o visitante torna-se numa audiência, onde podes promover mais tarde descontos ou novos livros e produtos.

Ok, vamos recapitular, a ideia é que na promoção de um produto, nós queremos usar o site para guiar os nossos visitantes para o fim que pretendemos (comprar o livro, a app, experimentar o produto, pedir um orçamento), criando uma experiência que puxe a curiosidade do visitante.