O princípio de Pareto, foi criada/influenciado por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto que em 1906 notou que 80% da terra na Itália era propriedade de 20% da população, ele notou também que esse principio era replicado em muitas coisas como as ervilhas do seu jardim, onde 20% das vagens tinham 80% das ervilhas.

A noção aqui é que para muitos fenómenos, 80% das consequências advém de 20% das causas, claro que esta perceção não é exata mas foca a relação comum e desproporcional entre causas e efeitos. Essa relação 80/20 tornou-se com o tempo numa regra informal económica.

Exemplos Comuns:

  • 80% das Vendas são feitas por 20% do Pessoal de Vendas
  • 80% das Vendas provem de 20% dos Produtos
  • 80% dos Proveitos advém de 20% do Tempo Despendido
  • 80% das Proveitos vem de 20% dos Clientes
  • 80% das Queixas vem de 20% dos Clientes

A noção aqui a reter é uma de ter sempre em mente padrões familiares económicos como este de desproporcionalidade, especialmente tendências e padrões comuns que tem tendência a repetir, claro que em certos casos pode ser 90/10 ou 80/30, especialmente porque podemos estar a comparar padrões ou medidas diferentes (pessoas em relação a tempo despendido), também temos de notar que lá porque uma coisa encaixa no padrão 80/20 não quer dizer que se possa tirar informação dai, se por exemplo a amostra for pequena ou incompleta, pode levar a erro.

Então porque é importante identificar este padrão de desproporcionalidade? bem acima de tudo é útil para otimizações, por exemplo:

  • Para um negocio saber onde estão os seus pontos fortes? > se 80% das inovações advém de 20% do pessoal, então esse pessoal é de extrema importância para o negocio;
  • Onde esta o cerne do seu negocio? > se 20% dos produtos advém 80% do lucro, esses são os produtos essenciais para o negocio;
  • Onde estão os clientes mais importantes > se 20% dos clientes trazem 80% do lucro, esses são os clientes mais importantes.

Desta forma o negocio sabe onde deve concentrar esforços, onde é que pode melhorar, ter uma noção dos equilíbrios e desequilíbrios dentro da empresa, claro que não estou a dizer para “ignorar 80% dos clientes porque trazem só 20% do lucro”, apenas que se pode automatizar, simplificar, melhorar, otimizar as operações de modo a que esses 80% acabem por dar mais lucro ao negocio.