Visto eu ter falado em AIDA num artigo anterior, mais vale dar uma pequena explicação do que a sigla AIDA, quer dizer:

  • A – Atenção (Attention)
  • I – Interesse (Interest)
  • D – Desejo (Desire)
  • A – Ação (Action)

Como muitas das noções de marketing acaba por ser algo criado intuitivamente fundado em muitos anos de experiência em marketing, e como tal deve ser visto como linhas comuns e óbvias de conhecimento, neste caso o AIDA foca na perceção que um consumidor tem com publicidade.

Primeiro a publicidade chama a Atenção do consumidor, depois cria o Interesse, estimulando a curiosidade\gostos\sentimentos no consumidor, o que convence e cria no consumidor um Desejo pelo produto, o que leva a Acção de compra.

Como exemplo do que o AIDA quer explicar, compara dois cartazes de publicidade, um cartaz tem um telemóvel e uma lista das suas fantásticas funções, o outro cartaz tem uma foto de um homem elegante com um telemóvel na mão e uma mulher linda no seu braço e o unico texto é o nome do telemóvel, qual destes cartazes está a seguir os princípios do AIDA?

Claramente o segundo cartaz, porque este e feito para atrair o consumidor e criar o tal desejo pelo produto. Não que o primeiro cartaz não tenha também efeito, apenas foca em pontos diferentes, e não é tão focado em atrair um tipo especifico de consumidor, é genérico e por isso provavelmente muito menos eficaz, ao contrário do segundo cartaz que é feito para atrair um segmento muito especifico.

Ok, simples, claro existem diversas variações que aumentam ou diminuem os passos ou vêm a mesma experiência noutra perspetiva, no entanto o que é para reter, do ponto de vista de marketing, é que para publicitar algo, tem que se ter em conta o alvo dessa publicidade e qual o efeito que se quer criar.