Primeiro vamos ver isto bem, eu não estou a dar uma lição de planeamento estratégico, nem a substituir, aliás a única forma correta de ver a viabilidade de um negocio é com planeamento estratégico e um plano de negócios (coisas para artigos futuros…), não existe grande maneira de dar a volta a isso, aliás para se conseguir investidores ou empréstimos para um negocio ambas as coisas são essenciais.

Isto é mais um resumo rápido das noções do planeamento estratégico, saltando uns passos, e focando numa forma mais simples de avaliar um negocio, então quais são as 3 perguntas que o planeamento estratégico quer responder?

  1. O que é que fazemos?
  2. Para quem é que fazemos?
  3. Como é que somos os melhores?

Até aqui são simples questões, mas ao mesmo tempo fulcrais para um negocio, então como é que chegamos o mais rapidamente possível a respostas, aqui está o que eu faria, depois de ter uma boa ideia para um negocio…

  1. Concorrentes – Começar a procurar os potenciais concorrentes nesse mercado, ver o que fazem bem, como é que fazem, não necessariamente para imitar mas para saber o que explorar e o que evitar.
  2. Proveitos – Depois ver o quanto atraente é esse mercado (uma rápida analise de Porter não é uma má ideia), se o mercado ainda está aberto, se está a crescer, quais são as perspetivas de crescimento.
  3. Custos – Tentar identificar os custos, quanto é que custa começar, tentar encontrar especialmente os custos que estão fora do nosso controlo.
  4. Vantagens – Identificar a vantagem competitiva do nosso negocio, vamos produzir melhor, vamos ter um melhor preço, vamos inovar de uma forma que é difícil replicar, vamos ser mais rápidos, etc.

E já tá! bem nem por isso mas se tiveres números honestos e realistas, consegues rapidamente saber se vale a pena perseguir essa ideia e já tens uma resposta simplista para as 3 perguntas, assim podes saber se vale a pena gastar mais tempo e dinheiro a desenvolver um completo planeamento estratégico para o negocio.