A expressão “Fake it till you make it” (ie Finge até Conseguires), é uma expressão que se tem popularizado, a wikipedia explica:
“Fake it till you make it” (também conhecido por “act as if”=”age como se soubesses”), é uma frase comum que significa que deves iniciar ações com a confiança que sabes fazer, de forma que a confiança traga sucesso e com isso ganhes verdadeira confiança.
A ideia é que se evita ciclos de ficar preso e não se fazer uma ação porque não se tem a confiança suficiente para o fazer, tipo “eu não posso fazer este projeto porque eu nunca fiz um projeto”, quando na realidade só te falta a experiência para o fazer, se tentares podes descobrir que afinal não só consegues como és bom a fazer.
O que fica a reter disto é que “Finge até conseguires” é um motivador, é uma forma de pensamento positivo que reforça a tua confiança, sendo na sua base que uma pessoa confiante trás sucesso! Claro que isso nem sempre é verdade e nós os Portugueses sabemos bem (com a nossa capacidade lendária de improviso), fingir implica fraude se não sabes nada do assunto em questão, fingir dessa forma não vai trazer sucesso, não se podes fingir que és um cirurgião plástico.
Da mesma maneira que ter em geral pensamento positivo não trás sucesso por si mesmo, é preciso ação, e para isso muitas vezes é preciso um pouco de confiança nas tuas capacidades, aqui está a cerne da expressão, então que pontos é que podemos focar para evitar sermos apanhados “com demasiada areia na camioneta”.
Pratica traz Perfeição: Tão simples quanto isso, quanto mais fizeres algo mais experiência ganhas e melhor te tornas, queres fazer uma apresentação ou um discurso em publico? pratica com amigos antes, queres desenhar um quadro, faz uns quantos quadros antes, tudo o que ajude a polir e aperfeiçoar o quer que estejas a fazer.
Ignora os Percalços: Muita gente é boa a começar, mas logo que aparece um problema, para tudo! e a confiança vai ao ar, acaba por ficar tudo em águas de bacalhau. Claro que vão sempre existir problemas, aliás é uma das coisas que ate se deve antecipar, mas quando nos deparamos com um percalço não vale a pena ficar preso nele, é preciso é continuar a mover e se for preciso saltar/ignorar o obstáculo.
Aproveita as Oportunidade: Se existe a possibilidade para uma apresentação… aceita, e de bom agrado, existe a possibilidade de aceitar um projeto novo, aceita, não aproveitar oportunidade quando estas se apresentam é uma das bases de fingir até conseguires, experimenta! No pior dos casos, sempre ganhas experiência com o insucesso.
Aceita o teu Limite: Aqui está a ligação com aproveitar as oportunidade, podes chegar a um ponto que vês que não consegues mesmo fazer o que te é pedido, nestas situações tens de aceitar o teu limite, mais vale falhar e admitir que não tens tempo suficiente ou conhecimento suficiente na dada altura mas que vais fazer o teu melhor para arranjar uma solução (nem que seja recorrer a outras pessoas), do que fingir que se sabe e falhar!
Aproveita bom Conhecimento: Aprende com os teus erros, partilha e cria relações com pessoas que sabes que tem conhecimentos sólidos, isso só cria confiança em ti e de outras pessoas em ti, fixa sempre em informação solida e com reputação.
Foca na tua Especialidade: Por fim talvez o mais importante e o cerne de “fingir até conseguires”, mantém o teu foco no que sabes e gostas! é tão simples quanto isso, se tens algum conhecimento no assunto é sempre algo que podes ampliar e algo que tens conforto em trabalhar, mesmo não sabendo um ponto especifico é algo que podes aprender com facilidade porque está na tua área de conhecimentos.
Assim da próxima vez que tiveres duvidas na tua capacidade, pensa… Finge ate Conseguires! e podes ficar surpreendido com a tua capacidade!
Deixe uma resposta