Existe um monte de coisas que não faz sentido comprar ao preço afixado/aconselhado de venda, existe sempre a hipótese de se conseguir um desconto ou a possibilidade de regatear, aqui vão alguns dos produtos que eu consigo quase sempre arranjar a preços muito mais baratos ou consigo baixar bastante o preço!
- Revistas, uh este é fácil, a maioria das vezes é possível subscrever para entregar em casa, especialmente em pacotes de várias revistas, consegue-se descontos substanciais, também muitas dessas revistas tem versões online a preços ainda melhores (kindle KINDLE!!!).
- Livros, tanto em formato digital como livros de verdade ir á net aos sites de livros, consegue-se sempre, SEMPRE! preços mais baixos e se estiverem dispostos a comprar em segunda mão, então são praticamente de graça! (ver Amazon UK/BookDepository/Aphrohead/Play)
- Eletrónica, é a mesma coisa que livros, ir á net é o lugar para comprar eletrónica, especialmente porque tem uma dupla vantagem de poderem comparar preços/lojas e conveniência, especialmente com o IVA tão alto em Portugal e comprar vindo da Europa não paga nenhuma taxa alfandegaria, demora um par de dias e é sempre muito mais barato. (ver Ebay/Amazon UK/Pixmania/Expansys)
- Jogos, se quiserem jogos fisicamente em casa, o melhor é irem ás lojas na net, mas também á que considerar serviços como o Steam ou o Meo Jogos (clone do Sapo do Onlive) em que se consegue jogar/comprar uma montanha de jogos a preços muito baixos. (ver TheHut/Wowhd/Zavvi/Play/Amazon UK/Steam/Sapo Jogos)
- Roupa, não comprar de marca, comprar em segunda mão, comprar na feira e regatear á vontade, é tão simples como isso. (podem também ver o Amazon UK/Overstock)
- Ferias, comparar na Internet, escolher pacotes com o máximo de coisas incluídas (comida, viagens, etc), escolher sítios onde a moeda tem um cambio favorável.
- Aluguer de Carro, comparar na Internet, fazer parte de um pacote de ferias, escolher sempre um carro da gama mais baixa ou popular, assim a hipótese de receber um upgrade para um modelo melhor é mais provável, procurar nos sites dos aeroportos pelos Rent-a-Car ou ver com o site/serviço onde estão a marcar as férias um aluguer de carro com desconto.
- Eletrodomésticos, comparar na Internet ir ás lojas só ver, encomendar online, incluir transporte e instalação na comparação de preços, aqui normalmente o mais barato é comprar em Portugal, mas se viver perto da fronteira… já sabe!
- Musica, tem tudo haver com as licenças, se vais comprar musica, mais vale comprar cd’s na internet em segunda mão, muitos menos problemas a longo prazo com sistemas digitais de proteção, e a qualidade é tão boa como um cd acabado de ser feito, a outra escolha é usar serviços de streaming, aqui tem muitas escolhas. (Ver TheHut/Wowhd/Zavvi/Play/Amazon UK)
- Bilhetes de Avião, comprar online é sempre mais barato! a regra é sempre usar os sites comparativos que dão a maior variedade de preços e deslocações e depois ir procurar esses mesmo voos nos sites das companhias aéreas (assim evitam pagar o extra aos sites de comparação), ver o que é mais barato, sempre começar pelas low-cost, comprar o mais cedo possível e num voo que não seja numa companhia low-cost quando fizer um check-in veja se tem direito a algum upgrade barato ou de graça! (ver Kayak/Hipmunk/Mobissimo)
- Carros, tem que sempre escolher entre um usado e um novo, um novo sabe que vai sempre pagar 20% ou mais só por ser novo, um carro usado pode sempre ter mais escolha e pode sempre regatear o preço, mas se vai comprar um novo, veja sempre os upgrades de graça e compare qualidade de veículos da mesma gama/preço, lá porque gosta mais de uma marca, outra marca pode ter um veiculo com melhores recomendações, mais barato e com um melhor consumo.
- Telemóveis, como sempre comprar um telemóvel que seja bloqueado a um operador é mais barato, mas não quer dizer que é mais bem servido, a regra geral é em telemóveis caros/smartphones a poupança é muito maior indo com um modelo bloqueado do operador, mas se só quer um telemóvel barato, ir com um desbloqueado pode ser melhor e mais barato, não á que esquecer que os operadores agora têm de oferecer o desbloqueamento do telemóvel quando acabar o período de fidelização do aparelho.
- Telecomunicações/TV/Cabo/Bancos/Internet, fora do período inicial de fidelização, pode-se sempre negociar e mudar de planos de preços, os operadores estão constantemente a mudar tarifários, por isso de tempos em tempos ver o que existe e regatear pelo serviço, não se esqueça que pode sempre mudar para a concorrência.
Ok, algumas destas coisas não envolvem regatear mas ser inteligente a procurar os melhores preços, mas a ideia é que nunca tenham problemas em pedir um melhor preço, a pior coisa que pode acontecer é dizerem que não é possível.
Notas: Notem que a maioria dos sites são britânicos, simplesmente porque assim não tem de pagar taxas, também muitas destas lojas tem portes gratuitos se forem enviados para a Europa (a Amazon tem portes gratuitos para Portugal se fôr gasto mais de 45 euros, acho eu).
Deixe um comentário