Uma das coisas essenciais para desenvolver qualquer atividade é uma gestão inteligente do tempo, isso não só facilita e incentiva a produtividade como também cria um “feedback positivo” em que se controlando e monitorizando o que se faz, acaba-se fazendo mais e melhor.

Existem vários sistemas, eu neste caso vou falar num que eu gosto bastante o Pomodoro, no entanto mais importante que seguir á risca as técnicas e conceitos, é que se deve tirar as ideias que mais se adequam a sua maneira de organizar, nada melhor que experimentar.

Gerir o teu tempo envolve normalmente estes princípios:

  1. Organização – Organiza os teus pensamentos, apontamentos, textos, etc de forma a teres o máximo de informação que precisas para saberes o que queres fazer e como fazer.
  2. Prioridades – Neste ponto determinas o que tem de ser feito primeiro, o encadeamento de ações, claro que isto depende muito de individuo para individuo ou o tipo de ação, uma complicada é melhor dividida em várias pequenas ações, mas uma simples pode ser considerada só uma ação.
  3. Marca o Tempo – Agora a melhor forma é organizar tudo o que é preciso de ser feito numa lista (ou dependendo do sistema várias listas), tendo em conta o tempo e o encadeamento do trabalho a ser feito.
  4. Trabalha – Está na altura de trabalhar e fazer o que foi planeado anteriormente, neste ponto é bom ter um sistema para marcar o tempo de forma a avaliar o trabalho feito, ver se o tempo que foi estimado para o trabalho estava correto.
  5. Re-Avalia – Por fim o trabalho e planeamento deve ser re-avaliado periodicamente (dependendo do projeto, diariamente, semanalmente ou mensalmente) para se ter uma ideia da produtividade e dos ajustes que devem ser feitos.

Eu sei, soa bem, mas o que disse não é conhecimento muito pratico, bem, como exemplo vou explicar a técnica Pomodoro (ou tomate em italiano), é uma das minhas favoritas, e das mais praticas para utilizar, foi criada em 1980 por um italiano, dai o nome.

A primeira coisa a fazer é relaxar e interiorizar que começar alguma coisa é sempre o mais difícil, que os primeiros 5 minutos de trabalho são sempre os mais difíceis, que o que vais fazer é porque queres! Nada como uma pequena conversa para animar o espírito, esta parte é totalmente opcional hehehe.

Ok vamos a isso, a técnica ganhou esse nome porque o criador utilizou um relógio daqueles de dar a corda de cozinha para marcar o tempo, claro que hoje em dia podes usar o mesmo, ou podes usar um equivalente digital (existem milhares desde software até extensões para browsers, etc), a noção é simples depois de teres a tua lista feita, vais fazer cada uma dessas tarefas em blocos de 25minutos, dentro desses 25minutos (ou 1 Pomodoro), só podes fazer essa tarefa, nada fora disso, não podes parar, pôr em pausa, tal como num relógio de cozinha, não existe pausa.

Claro que se por alguma razão tiveres de parar, então simplesmente não podes contar esse Pomodoro, cada vez que acabares 1 Pomodoro tira 5minutos, para relaxar, ir beber agua, etc, e depois começa um novo Pomodoro, e por ai fora… Quando fizeres vários Pomodoros, ou te sentires cansado, então tira mais tempo antes de começares um novo Pomodoro, no fim do dia vez quantos Pomodoros fizeste e quanto trabalho foi feito.

Claro que existem outras técnicas, é só procurar na Internet, mas eu gosto da simplicidade da técnica de Pomodoro, claro que a minha versão é ligeiramente diferente, eu junto vários Pomodoros para uma só tarefa e não ligo para os intervalos de 5minutos (de vez em quando faço 6 Pomodoros sem parar), e mais outras pequenas diferenças, mas como disse em cima, é tudo uma questão de ajustar o sistema para a tua maneira de trabalhar! ^_^