Ou o principio KISS, é um acrónimo de design para Keep It Simple, Stupid! = Mantém Isso Simples, Estúpido!, articulado por Kelly Johnson engenheiro chefe na Lockheed Skunk Works, a ideia proveio de uma historia onde os engenheiros estavam todos juntos a planear como desenvolver aviões que mesmo complexos pudessem ser reparados por um mecanico normal em tempo de guerra.
O principio então é um de que a maioria dos sistemas trabalham melhor quanto mais simples forem, logo simplicidade deve ser o objetivo a desenhar o quer que seja e qualquer complexidade desnecessária deve ser evitada.
O principio advém de várias ideias como Occams Razor “A solução mais óbvia tem tendência a ser verdadeira”, a máxima de Albert Einstein que “tudo deve ser simplificado, mas não mais simples”, de Leonardo Da Vinci “Simplicidade é a maior Sofisticação”, Mies Van Der Rohe “Menos é Mais” ou Antoine de Saint Exupery “Parece que perfeição não é atingida quando já não temos mais nada a adicionar, mas sim quando já não temos mais nada a tirar”.
Exemplos onde Implementação do KISS é importante:
- Em vez de ter 4 formas diferentes de autenticação para um software (porque hoje em dia isso parece ser popular), só ter 1, isso permite ter uma autenticação mais segura, mais fácil de gerir e mais barata de implementar.
- Num projeto, ter só um plano uma ação e um objetivo com um só grupo, em vez de vários grupos, com vários planos para o mesmo projeto.
- Ter demasiadas pessoas a produzir um objeto, quando não é preciso, só cria um produto inferior e gasta-se mais tempo.
- Uma página na Internet para procurar imagens ter um monte de links e gráficos para outras coisas e outros assuntos que não acrescentam nenhum valor ao visitante, aliás so torna o site mais lento e mais complicado.
- Criar um produto com mil funções mal implementadas, quando se podia ter um produto com 1 função mas que fosse excecional! (como um descascador de batatas com radio/ponteiro laser/lanterna, quando um descascador super afiado com uma pega ergonómica é que era o ideal).
O que é para reter aqui, é que em muitas partes e decisões de um negocio, tanto na própria gestão de projetos, desenvolvimento de software, preparar plano de marketing,… Ter em atenção o KISS, porque quase sempre existe um ganho em manter as coisas simples, claras e concisas como forma de não só de obter ganhos de otimização e custo a curto prazo mas também ganhos na conceção, reparação e melhoramento a longo prazo.
Deixe uma resposta