Aqui vão 3 dicas rápidas para criar um produto de sucesso, pode parecer um pouco simples, mas normalmente na cerne dessa questão estão pontos simples, como saber quem é que pode querer este produto ou se os clientes estão satisfeitos? Muito do sucesso provem destes 3 pontos:

Cria um Produto que as pessoas Precisam! – Tão simples quanto isso, se o teu produto resolve um problema ou satisfaz uma necessidade, então tem grandes possibilidades de ter sucesso. Enquanto um produto que mesmo interessante ou sofisticado não resolve nada, não existe dinheiro ou marketing que consiga criar mercado para ele.

Exemplo: criares uma nova maneira de abrir caricas pode ser genial mas já estás a competir num mercado super saturado que inclui coisas desde porta-chaves até caricas fáceis de abrir, não estás a resolver nenhum problema!

Entrega o Produto da melhor maneira Possível! – Não estou a falar simplesmente de mandar o pacote pelo correio, mas sim de todo o processo desde o cliente descobrir sobre o produto ate o receber em casa, esse processo tem diversas fases que bloqueiam a compra do cliente, quantas mais resolveres, mais cómodo e simples se torna para o cliente fazer a compra.

Exemplo: se os portes de envio estiverem incluídos no preço ou for extremamente fácil pagar ou se tem muitos anos de garantia, isso cria confiança no produto e na empresa e retira essas barreiras artificiais á compra.

O Atendimento ao Cliente tem de ser Soberbo! – Outro ponto simples mas complexo ao mesmo tempo, não é simplesmente uma questão de o cliente tem sempre razão, mas sim como criar a ligação da empresa/produto com o cliente, um excelente apoio a cliente tem a capacidade de vender o produto ao cliente, de mostrar ao cliente que a empresa tem tanta confiança no seu produto que está disposta a fazer tudo para que o cliente tenha a mesma impressão, enquanto que um mau apoio a cliente (que infelizmente é a norma) pode destruir a reputação de um excelente produto.

Exemplo: eu adoro empresas como o Threadless, que quando recebi uma t-shirt que vinha com um pequeno rasgão e contactei o atendimento ao cliente, eles não só me mandaram uma igual de graça como esse modelo estava esgotado e tiveram que fazer uma pequena impressão praticamente só para mim, agora eu sou um cliente devoto deles porque sei que o produto deles vai ser sempre da melhor qualidade, e veja-se agora! pelo seu excelente serviço de apoio a clientes, eles ganharam uma recomendação e promoção através da minha pagina… WIN+WIN.

Em comparação tens uma empresa como a Portugal Telecom, que em Portugal tem um monopólio nas comunicações e quando eu telefono para o apoio a cliente (nem falo de ir a uma loja da PT onde vou ficar numa fila por pelo menos 30min), demoro um monte de tempo, sou transferido para várias pessoas, tentam vender-me outros produtos e no fim muitas vezes o problema não fica resolvido, logo a minha opinião deles não é a melhor, se tiver uma alternativa viável sou bem capaz de deixar de ser cliente, e isso é 100% culpa do apoio a clientes e não do próprio serviço da Portugal Telecom.

Então que mais passos essenciais é que acham que é preciso para criar um produto de sucesso?