6 Regras Simples de Segurança na Internet

Parece que todas as semanas são despejadas na Internet mais passwords de utilizadores ou números de Cartão de Credito, por isso porque não rever algumas noções de segurança simples que qualquer pessoa pode seguir para ter alguma segurança na Internet!

  1. Usa uma frase como a Password – Uma coisa como “gostodepapasdemilho” é mais eficaz que “Pesca82” mesmo não tendo letras maiúsculas e números, simplesmente porque é maior e muito incomum, ao contrário da outra password que mesmo parecendo mais complexa segue um padrão de password mais comum, com 1 palavra de dicionário com a primeira letra maiúscula com 2 números no fim.
  2. Não utilizes elementos pessoais na Password – Tudo o que estiver no teu perfil do facebook não deve estar nas tuas passwords, logo nomes, familiares, datas, amigos, gostos, locais, etc
  3. Não utilizes a Password em mais do que 1 Pagina – Assim se alguém apanhar uma das tuas passwords não consegue descobrir todas as tuas outras passwords pela Internet.
  4. Para compras usa o MbNet – O Mbnet é utilizado pela maioria dos bancos em Portugal e cria Cartões de Credito Temporários, o que é ideal caso não tenhas cartão de credito ou até se tiveres, visto que depois de usares o cartão temporário, já não existe o risco desse cartão ser roubado e utilizado em fraudes (eles tem duração de 1 mês mas tu é que pões um limite no gasto de cada cartão que crias).
  5. Não envies Passwords ou Dados pela Internet – Se receberes um e-mail a dizer que existe um problema com a tua conta ou que o teu banco precisa de uma atualização, ou simplesmente a pedir para carregares em algum link, não confies! Se queres ir á pagina do teu banco na Internet, escreve a morada tu mesmo no browser, nunca vás por um link!
  6. Não confies no teu Computador – Quanto mais computadores que não são teus (tipo de um amigo ou cybercafe…), ele pode estar comprometido com virus ou mallware, mantém no teu computador a firewall ligada e um anti-virus, hoje em dia existem milhares de alternativas boas e gratuitas de ambas as coisas para todo o tipo de sistemas operativos.

← Previous post

1 Comment

  1. concordo plenamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *