Hehehe, já ouvimos muitos destes antes, gastas pouco e ficas mais rico, põe o dinheiro no banco é o caminho para a riqueza! certo? Humm talvez não, o facto de teres um orçamento e gerires bem o teu dinheiro não implica riquezas…

Então, aqui vão uns quantos mitos…

Mito 1 – Euro Poupado é Euro Ganho

Claro que poupar e não andar a gastar dinheiro á maluca ajuda, sempre tens mais rendimento disponivel, mas tu não criaste nenhuma riqueza, apenas não gastaste, poupar dinheiro é bom mas não tanto como receber mais!

Mito 2 – Eu não Preciso de Ajuda com Dinheiro!

Investir em ações e outras operações com dinheiro por vezes não é o genero de coisa para fazeres sem conhecimento! Não vais praticar cirugia sem saberes como fazer, muitas vezes é preferivel gastar mais dinheiro e teres alguem que te pode ajudar a proteguer e investir com inteligencia que tentares fazer sozinho a pensar que poupas ou podes ganhar mais, o mais provavel é perderes mais!

Mito 3 – Um Orçamento Faz-me Dinheiro

Humm nem por isso, um orçamento apenas ajuda-te a ter controlo sobre o teu dinheiro (o que é muito saudável), mas não te cria riqueza, apenas protege-te de problemas e de gastos desnecessários.

Mito 4 – Ganho mais Dinheiro, por isso posso Gastar Mais

Hummm não, se gastas mais, então ganhas-te menos, especialmente em coisas que podem aumentar os teus custos fixos (uma casa maior, um carro mais caro), vais ficar com as tuas finanças no mesmo ou pior!

Mito 5 – Não Arrisco, assim Nunca Perco

Risco está ligado á Oportunidade, se não arriscas nada, então não só não ganhas nada como podes perder por não aproveitar oportunidades, uma gestão inteligente do dinheiro é fazendo riscos inteligentes e calculados, não é preciso ser nenhum génio financeiro para não pôr todo o dinheiro em só uma coisa, diversificar e espalhar o risco é a única maneira de não perder!

Mito 6 – Eu ganho Suficiente

Ter todas as contas pagas e não ter grandes custos não quer dizer que estejas bem, a ideia não é só ter as contas e o dia-a-dia em ordem, é também criar riqueza, ter dinheiro de sobra todos os meses para guardar, para a tua reforma, para emergências, etc

Então algum destes mitos está a atrapalhar a tua vida?