Acolher o risco é algo que uma pessoa tem de se saber lidar, em tudo na vida existe um certo risco associado, isso é especialmente relevante quando se cria um negocio, existe uma ideia que uma pessoa tem mais risco, não necessariamente, uma pessoa tem é mais riscos, visto que um negocio tem diversas facetas, conhecer os diversos tipos de riscos associados pode ajudar a criar melhores decisões.

  • Risco Financeiro – Claramente existe um custo financeiro associado a cada negocio, maior ainda se envolver empréstimos ou investidores (encargos), o negocio tem de ter liquidez (para fazer face a pagamentos e salários) e capacidade financeira para manter o negocio.
  • Risco do Produto/Serviço – Se não se consegue passar do plano de negócios e concretizar verdadeiramente o produto/serviço.
  • Risco Tecnológico – Onde se acaba por criar algo que não é bom o suficiente, é o mesmo que Risco de Falta de Inovação.
  • Risco de Mercado – Onde as pessoas simplesmente não querem ou não precisam do teu produto ou o produto é focado ao segmento de mercado errado.
  • Risco de Desenvolvimento – Falhar a criar parceiros para o negocio, especialmente quando é preciso outras empresas para ajudar a criar ou distribuir o produto.
  • Risco de Tempo – Quando se lança um produto demasiado tarde, ou demasiado cedo para ser apreciado, o tempo de lançamento é um ponto fulcral.
  • Risco de Concorrência – Em que fazes um produto que pode ser desejado pelo mercado mas que é facilmente copiado e por isso difícil de defender contra concorrentes já instalados.

Especialmente no inicio do negocio, o empreendedor tem de ter em conta estes riscos, e que formas pode usar para minimizar ou tornar esses riscos em pontos fortes do negocio ou do produto, deves contratar empregados ou escolher co-proprietarios que te deem uma vantagem em relação a estes riscos (que criem inovação, que tenham grande ligação ao mercado e parceiros, etc) e não tanto empregados que minimizem um risco.

Um negocio já é difícil e complicado por si mesmo, identificar os variados riscos, é muitas vezes o segredo para o sucesso!