Mesmo que tenhas uma personalidade e disciplina virada para o trabalho, vai sempre chegar uma altura em que vais encravar em alguma coisa, pode ser apenas um problema demasiado complicado ou algo que não gostes de fazer, são nessas alturas que a nossa parte irracional entra em cena e permite as nossas emoções bloquearam o que queremos fazer.

No entanto é tudo uma questão mental, somos nós que criarmos resistência onde não existe nada, e da mesma maneira que somos nós os nossos próprios inimigos, também só precisamos de nós que temos a capacidade para ultrapassar esses problemas, e muitas vezes só é preciso um pequeno ajuste mental e reconhecer a situação para o conseguir.

Divide o Problema – Se não consegues resolver o problema como um todo, dividir em parcelas mais pequenas, especialmente se puseres por escrito, ajuda a veres o trabalho de maneira diferente, já não é uma tarefa gigantesca, consegues ver o problema com uma nova perspetiva e torna-se muito mais fácil simplesmente trabalhar porque só tens tarefas simples para fazer, o que pode muitas vezes dissipar a resistência para começares a trabalhar.

Exemplo: Se puseres num papel que o teu objetivo é fazer um jogo de cartas para telemóveis, é um objetivo tão geral que pode bloquear todo o processo de criação, mas se tu puseres: tenho que arranjar uma ideia, descobrir a plataforma que quero usar, tenho que aprender a programar para telemóveis, tenho que arranjar os gráficos, tenho que lançar. Já tens algo em que podes trabalhar, o ideal seria depois dividir ainda mais! Para o ponto “arranjar ideia”, podes separar em 1) ver os jogos mais populares nos telemóveis, 2) ver que tipo de jogo que quero fazer, 3) arranjar um nome pequeno e fácil de decorar para o jogo, 4) perguntar aos meus amigos o que é que acham da ideia 5) … etc

Descobre o Próximo Passo – Não confundir com simplesmente o próximo passo a tomar, mas sim em descobrir qual o passo que se deve tomar, qual o caminho a seguir que faça sentido, qual o mais pequeno passo que podes tomar para começar a trabalhar, visto que muitas vezes é essa a resistência ao trabalho.

Exemplo: Se fizeres perguntas a ti mesmo…

ok! eu quero fazer frango assado…
posso fazer o frango agora? Não!
será que tenho os ingredientes? Não!
será que tenho a receita? Não!
posso procurar uma receita? Sim!

ok! tenho a receita…
posso fazer o frango agora? Não!
será que tenho os ingredientes? Não!
posso ir comprar os ingredientes? Sim!

ok! tenho os ingredientes e a receita….
posso fazer o frango agora? Sim!

Questionando qual o próximo passo lógico para se concretizara, esse encadeamento de ações é uma forma excelente de evitar grandes bloqueios e foca a tua atenção sempre no próximo passo e não no todo, logo que descobrires qual é o passo mais pequeno a cumprir, acabas por criar uma rotina poderosa para continuamente ir trabalhando nos problemas, mesmo quando estes possam parecer demasiado complicados ou fora da tua área de experiência.

Cria Limites de Tempo – Eu sei que estou sempre a chatear com o Pomodoro, mas qualquer forma de gestão de tempo tem sempre um efeito positivo para concretizares os teus objetivos, porque de certa maneira desloca o teu foco “do que tens de fazer” para “teres de fazer!”, tens esse tempo e nesse tempo alguma coisa tem de ser feita!

Essa forma de exteriorizar as tuas obrigações é universal (os teus pais, os teus professores, a policia), quantas vezes forças externas a nós nos impõem alguma ação, o mesmo se passa aqui onde o relógio e o tempo impõem uma obrigação externa para se trabalhar.

Descobre o que te Bloqueia – Mesmo que o mais comum é seres tu mesmo a bloquear o trabalho, por vezes não és! contemplares no que impede de trabalhar no que queres, onde esta a resistência pode ajudar-te a resolver o problema, coisas como muito barulho ou distrações onde estas a trabalhar, ou alguma coisa te anda a preocupar, ou tens demasiadas coisas para fazer ao mesmo tempo, ou medo de falhar ou se calhar no fundo nem queres fazer o que estás a fazer.

Tens de te distanciar e ver com outra perspetiva o que te impede de fazeres o que queres, porque a solução pode estar ai, ir trabalhar para um sitio calmo, criar prioridades com os amigos e com o trabalho, organizar a tua vida pessoal, podem fazer toda a diferença na tua produtividade.

Tudo na vida é uma questão de querer, se tu queres não existe nada que te possa impedir de fazer, claro que podes falhar ou não conseguires acabar, mas a expressão “querer é poder” é praticamente uma verdade universal e as ferramentas para superar o quer que seja que te impede de trabalhar estão e vão sempre estar na tua mão.