Ok, que tipo de pessoa é que diriam que tem o perfile mais arriscado com cartões de credito?

  1. Perfil – A pessoa que paga a tempos e horas, que faz operações pequenas e só quando precisa e que nunca chega perto do limite do cartão, ou
  2. Perfil – A Pessoa que esta sempre a bater no limite do cartão, faz compras com quantias enormes e esquece-se de pagamentos?

Claro que o perfile da pessoa 1, é muito mais equilibrado e sensato!

Mas agora vejam do ponto de vista da empresa de cartões de credito? Com quem é que eles fazem mais dinheiro? Com a pessoa 1 ou a pessoa 2? Claro que vai ser a pessoa do perfil 2, a pessoa que cria mais risco é também a que cria mais dinheiro para a empresa de cartões de credito, dai a oferta idiota e indiferenciada de cartões de credito, podes arranjar quantos quiseres com extrema facilidade.

Então quais são os erros que as Empresas de Credito esperam que faças:

  1. Esquecer Pagamentos – Ahhh é dinheiro no bolso! A primeira vez que esqueceres um pagamento, o que acontece normalmente é isto… não só devem cobrar uma taxa pelo pagamento em atrasado (que vai desde 10 até 50 euros), como na maioria dos casos aumentam literalmente os juros a pagar pelo cartão (falta de pagamento é um aumento do risco, e estas coisas estão todas nas letrinhas pequeninas do contrato que assinaste), todos os pagamentos a partir dai serão mais caros. Nota que falhar pagamentos não é a mesma coisa que recusar ou não ter capacidade de pagar, falhar pagamentos é muito mais comum, por necessidade ou esquecimento.
  2. Exceder os Limites do Credito – Todos os cartões (mesmo os dourados/pretos/platina e tal) tem limites de credito, mas lá porque tem um limite não quer dizer que este seja um limite fixo (outra vez, depende do contracto! e obviamente a maioria das vezes é flexível), o que acontece é que o credito é aceite mas cobra-se uma taxa extra por essa transação (outra vez entre 10 e 50 euros).
  3. Ignorar as Condições do Cartão – Muitos dos cartões correm em esquemas como, 0% de juros se for pago em 3 meses ou se fôr gasto mais de 1000 euros por ano não se paga a manutenção do cartão, etc, mas muitas destas condições tem outras sub-condições, uma falta de pagamento ou essas ofertas são promocionais no primeiro ano ou ano e meio, e depois se tens ainda dinheiro a pagar, podes ter de pagar o resto com juros e ainda teres de pagar os juros dos outros pagamentos (porque o acordo era 0% se fosse TUDO pago em 3 meses), tem que se ter extremo cuidado com todas as condições e ofertas dos cartões.
  4. Pedir Cartão de Credito se estás com Mau Credito/Falência – Ahh eles ainda te vão dar o cartão, ver em cima a razão, mas o que vão fazer é pôr-te no pote com toda a gente com credito fraco e dar-te condições muito más para o cartão, sim tu podes ter entrado no banco a pensar que aquele cartão tinha juros de 12% mas depois o cartão que te dão tem juros de 20% e nenhuma daquelas condições melhoradas