Eu já falei nisto antes com as regras de ouro dos empréstimos, mas vale sempre a pena ir dando mais dicas, se alguém pergunta se podes emprestar dinheiro, pensa antes de agir! Arranja uma desculpa universal tipo “Tenho de ver se posso, tenho a maioria do dinheiro investido” ou “Não sei, estou a fazer um fundo de emergência e isso tem prioridade”, eu sei que muitas vezes nós queremos ajudar os nossos amigos e família quando precisam, mas é importante seguir algumas regras antes de começar a emprestar dinheiro.

Nada como umas regras em quando, como e que circunstancias tens de ter em conta antes de emprestar dinheiro a quem quer que seja, lembra-te sempre que ao emprestares dinheiro tu ficas mais vulnerável e podes vir a precisar desse dinheiro mais cedo que pensas, então aqui vão 9 regras:

  1. Não podes ter Dividas – Especialmente dividas de curto prazo, tipo do cartão de credito, se estás a dever então precisas do teu dinheiro para pagar, não tens de certeza dinheiro para emprestar!
  2. Não tens o teu Fundo de Emergência – Eu sei que estou sempre a bater nesta tecla, mas vou continuar a bater, se ainda não tens um fundo de emergência para 6 a 8 meses de custos, então não tens dinheiro para emprestar!
  3. Não tens um Plano de Reforma – Se nem sequer começaste a planear a tua reforma, ou o teu plano de reforma ainda está incompleto, então qualquer dinheiro extra deve ir para ai, e não para um empréstimo.
  4. Se estás a pagar uma Renda/Hipoteca – Tem certeza que tens bastante dinheiro para pagar a tua renda/hipoteca, não te esqueças que andas a pôr dinheiro no teu fundo, na tua reforma, etc, se estás com dificuldade ou pagas a renda com um pouco de dificuldade, então não é boa altura para emprestar.
  5. Tens um Emprego Seguro? – Se tens um emprego ou tens o teu negocio, é importante saber a estabilidade e segurança do mesmo, obviamente é dai que vem a tua capacidade de gerar dinheiro, se não tens um emprego ou o teu emprego não é solido, não se deve emprestar!
  6. Tens os Seguros em Dia? – Especialmente seguros para o carro, casas e saúde, são importantes e garantem estabilidade e segurança, se não tens, então podes estar mais vulnerável se emprestares dinheiro e um imprevisto acontecer.
  7. Tens Filhos? – Todos os pais sabem não existe nada mais caro que ter filhos, e esses filhos eventualmente vão aumentar os gastos, desde coisas para a escola/eletrónica/brinquedos até quando forem mais adultos possivelmente carros, universidade ou simplesmente ajudar, se tens filhos tens de considerar seriamente se tens capacidade para emprestar dinheiro para outras pessoas.
  8. Cria uma Nota da Divida – Se vais mesmo emprestar dinheiro, cria pelo menos uma nota da divida, com os dados da divida, os juros, datas de começo e fim do empréstimo, como se fosse um banco, ambos vão assinar e com copias para ambas as partes, não que isso garante o pagamento, mas pelo menos é algo que fica por escrito e podes caso não seja pago descontar nos teus impostos como um prejuízo.
  9. Dá o Dinheiro em vez de Emprestar – Claro que muitas vezes o erro é emprestar, mais vale muitas vezes dar (ou melhor por ser dado, ser uma menor quantia), que emprestar, isso elimina as frustrações e expectativas que o empréstimo traria, especialmente numa família, e se o familiar acabar por devolver o dinheiro, ainda melhor.